18.2.13

Avaliação em Educação


Politicas, Processos e Práticas

Maria Palmira Alves
José Carlos Morgado



Dezembro 2012
ISBN: 978-989-8557-11-7
Coleção: Praticum - Coleção de Ciências da Educação

PVP: € 24.80








No campo da educação, a avaliação tem vindo a adquirir uma significativa centralidade tanto ao nível dos discursos quanto das práticas, podendo assumir-se como objeto de ambições emancipa­tórias dos sujeitos e das comunidades ou como mecanismo de conformidade e reprodução. De facto, a avaliação tem sido intersetada por man­datos diversos e até mesmo antagónicos, resul­tando frequentemente num ideal, como solução para todos os problemas com que os sistemas de educação e formação se deparam.
Num tempo em que o estatuto da educação e da escola está profundamente reconfigurado, fruto das persistentes mudanças que perpassam o edifício legislativo, e mesmo o social, é notório o predomínio das lógicas da eficácia, eficiência e performatividade sobre as lógicas humanista e emancipatória que deviam nortear as práticas de educação e formação, o que nos compele a refletir sobre as implicações do primado da racio­nalidade positivista sobre o primado da raciona­lidade crítica na avaliação.
Envolvendo distintas perspetivas e diferentes olhares, esta obra enquadra-se nessa reflexão e pretende contribuir para que a avaliação se confi­gure num espaço privilegiado de produção de novas formas de pensar e de agir em educação, logo num esteio de dialogicidade. Para concre­tizar tais propósitos, e sem qualquer pretensão de esgotar esta problemática, a obra integra um conjunto de textos que (re)interrogam a ativida­de avaliativa, quer no que se refere às políticas, quer aos processos, quer, ainda, às práticas de educação e formação.

Sem comentários: