Autores | Organizadores


Alexandra Mendes, é Doutoranda em Motricidade Humana, na especialidade de Dança, na Faculdade de Motricidade Humana (FMH) da Universidade Técnica de Lisboa. Mestre em Ciência do Desporto, na área de especialização de Desporto de Recreação e Lazer, pela Faculdade de Ciências do Desporto e de Educação Física da Universidade do Porto. Licenciada em Dança, pela Faculdade de Motricidade Humana da Universidade Técnica de Lisboa. Professora Adjunta na Escola Superior de Educação Jean Piaget/Arcozelo- Campus Académico de Vila Nova de Gaia, na área da Dança/Expressões Integradas. Presentemente é Diretora-Adjunta e coordenadora do Curso de Licenciatura de Educação Física e Desporto da mesma escola. Tem publicado diversos artigos na área da Educação Física em revistas científicas nacionais e internacionais.


Ana Amélia Amorim Carvalho, é Professora Catedrática na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra. Doutorada em Educação, na especialidade de Tecnologia Educativa, tem sido responsável por projectos FCT como “Desconstrução do Conhecimento e Âncoras para Promover a Aprendizagem Colaborativa na Web” e “Implicações Pedagógicas da Utilização de Podcasts em Blended-Learning”.
Tem organizado eventos sobre Web-Quest, Web 2.0 e sobre Podcasts. Na investigação que tem vindo a desenvolver, tem-se debruçado sobre a formação inicial e contínua de professores, Web 2.0, WebQuest, software educativo, educação à distância, usabilidade e jogos digitais.

Ana Cristina Almeida, é Professora auxiliar da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, membro do Instituto de Psicologia Cognitiva, Desenvolvimento Vocacional e Social, unidade de I&D integrada no Instituto de Investigação Interdisciplinar daquela Universidade, exerce funções de investigação, docência e prestação de serviços à comunidade em Psicologia, na área de Psicologia da Educação, numa vertente cognitivista do desenvolvimento e da aprendizagem. Concluiu doutoramento em 2004, com a tese subordinada ao tema: “Cognição como resolução de problemas: novos horizontes para a investigação e intervenção em Psicologia e Educação”. Com interesses no estudo e intervenção da cognição, resolução de problemas, avaliação psicológica, ensino e aprendizagem no Ensino Superior, formação de professores e, mais recentemente, pelos recursos tecnológicos na formação pessoal, académica e profissional.

Ana Paula Macedo, é Licenciada e Especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica (1993), é também Mestre em Educação, na área de Organizações Educativas e Administração Educacional (2001), e doutorada em Educação, na área de conhecimento de Organização e Administração Escolar (2009), pela Universidade do Minho. Docente da Escola Superior de Enfermagem, desde 1997, tem coordenado pós-graduações e leccionado unidades curriculares diversas. Publica regularmente em revistas da especialidade, e tem participado em projectos de investigação.

Angélica Monteiro, é Doutorada em Ciências da Educação pela Universidade do Porto. Mestre em Educação Multimédia pela mesma Universidade. Professora na Escola Superior de Educação Jean Piaget de Arcozelo. Investigadora colaboradora do CIIE, Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto.


António Gomes Ferreira, é Doutorado em Ciências da Educação pela Universidade de Coimbra e Professor na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação (FPCE) da mesma universidade. Presentemente vem desempenhando várias funções de direção e coordenação institucional, entre as quais a de Sub-Diretor da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Coordenador do Grupo de Estudos de Educação e Formação da Universidade de Coimbra, Coordenador do Doutoramento em Ciências da Educação e Coordenador do Mestrado em Gestão da Formação e Administração Educacional. Presentemente também é coordenador do Grupo de Políticas e Organizações Educativas e Dinâmicas Educacionais (GRUPOEDE) do CEIS20. Tem publicado vários trabalhos no país e no estrangeiro e é membro de Conselhos Editorais de várias publicações da área da educação.

Cristina Alexandra de Almeida Aguiar, é Professora Auxiliar no Departamento de Biologia da Escola de Ciências da Universidade do Minho. Doutorada em Biologia, lecciona unidades curriculares na área da Microbiologia e da Genética e está envolvida na formação contínua de professores nas áreas referidas.
Para além da investigação na sua área disciplinar, tem-se dedicado à implementação de novas metodologias de ensino/aprendizagem e avaliação no Ensino Superior bem como à introdução de ferramentas da Web 2.0 nas suas práticas, com particular destaque para o Podcasting. Foi distinguida com o Prémio de Incentivo à Docência ECUM 2008, atribuído pela Escola de Ciências da Universidade do Minho.

Eusébio André Machado, é licenciado em Filosofia pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Mestre em Educação e Doutor em Desenvolvimento Curricular pelo Instituto de Educação e Psicologia da Universidade do Minho. Realizou o D.E.S.S. “Approche Européenne et Internationale de l’Organisation et Evaluation de la Formation” pela Universidade Pierre Mendès-France (Grenoble). É docente na Universidade Portucalense e investigador do CiEd da Universidade do Minho, onde integra o projecto “Construção e análise de dispositivos de avaliação: contributos epistemológicos, metodológicos e pragmáticos”, coordenado por Maria Palmira Alves.

É autor de diversos artigos e publicações na área da avaliação em educação. Actualmente, desempenha o cargo de delegado da secção portuguesa da ADMEE-Europa (Associação para o Desenvolvimento de Metodologias de Avaliação em Educação).

Fernando Ilídio Ferreira, é Professor Associado na Universidade do Minho. Concluiu o Doutoramento em Estudos da Criança, área de conhecimento em Estudos Socioeducativos, nesta Universidade, em 2003. Coordena o Mestrado em Associativismo e Animação Sociocultural e o Grupo de Investigação “Contextos e Práticas Sociais das Crianças”, do Centro de Investigação em Estudos da Criança. Tem participado em diversos projetos de investigação, formação, avaliação e consultoria, a nível nacional e internacional. É autor e coautor de vários livros, capítulos de livros e artigos em revistas científicas, com enfoque nas políticas, nas práticas e nos contextos, formais e não formais, que influenciam e são influenciados pela ação das crianças e dos adultos com quem elas interagem (profissionais, familiares e outros agentes educativos).

Fernando Ribeiro Gonçalves, é doutorado em Ciências da Educação pela Universidade Complutense de Madrid (Espanha), agregado em Observação e Análise da Relação Educativa pela Universidade do Algarve onde exerce como Professor Catedrático na área de Observação e Análise da Relação Educativa. É autor de várias publicações em Portugal e no estrangeiro. É ainda representante de Portugal no Internacional Study Association on Teachers and Teaching (ISATT) e Presidente da Red Iberoamericana de Investigación sobre la Calidad de la Educación Superior (RIAICES).

Flávia Vieira, é Professora Catedrática no Instituto de Educação da Universidade do Minho. Doutorada em Educação, tem centrado a sua investigação na formação/ supervisão reflexiva de professores, pedagogia para a autonomia nas escolas e transformação da pedagogia na universidade. Neste último domínio, tem coordenado, desde 2000, projectos multidisciplinares no contexto da universidade onde trabalha: Concepções de pedagogia na universidade: um estudo na Universidade do Minho (2000/2001); Transformar a pedagogia na universidade: experiências de investigação do ensino e da aprendizagem (2002-2004); Transformar a pedagogia na universidade: condições de (im)possibilidade (2004-2006); Transformar a pedagogia na universidade: reflectir, (inter)agir, reconstruir (2007-2009). É coordenadora da linha de investigação Ensino Superior: Imagens e Práticas do Centro de Investigação em Educação da Universidade do Minho, no âmbito da qual foram se enquadram aqueles projectos e outros relacionados com a formação pedagógica dos docentes, a avaliação de dispositivos de inovação, representações da vida académica, e a colaboração universidade-escolas na produção de conhecimento educacional e na renovação das práticas escolares.

J. António Moreira, é Doutorado e mestre em Ciências da Educação pela Universidade de Coimbra. Pós-Graduado em Multimédia pela Universidade do Porto. Professor auxiliar no Departamento de Educação e Ensino a Dis­tância (DEED) da Universidade Aberta. Membro integrado do Laboratório de Educação a Distância e E-learning (LE@D) da UAb. Recentemente tem publicado diversos artigos em revistas científicas nacionais e internacionais e participado em vários congressos no país e no estrangeiro na área da Educação Online.

José Alberto Lencastre, é Doutor em Educação, na especialidade de Tecnologia Educativa, pela Universidade do Minho. Presentemente é Professor Auxiliar Convidado no Departamento de Estudos Curriculares e Tecnologia Educativa do Instituto de Educação da Universidade do Minho. Investigador integrado no CIEC – Centro de Investigação em Estudos da Criança e membro colaborador do CENTRO ALGORITMI, uma unidade de investigação da Escola de Engenharia da Universidade do Minho que desenvolve atividade de I&D em TIC e Electrónica.

Maria Assunção Flores, é professora auxiliar, com agregação, na Universidade do Minho. Realizou o doutoramento em Educação na Universidade de Nottingham, Reino Unido. É autora e co-autora de vários    livros, capítulos de livros e artigos em revistas nacionais e internacionais no âmbito da formação, avaliação e desenvolvimento profissional de professores, identidade, profissionalismo docente e mudança. No ano lectivo de 2008/2009, foi visiting scholar na Universidade de Cambridge, Reino Unido.

Maria Palmira Carlos Alves, é docente no Instituto de Educação e Psicologia da Universidade do Minho e investigadora no CiEd. É doutorada em Educação na especialidade de Desenvolvimento Curricular pela Universidade do Minho e pela Universidade Pierre Mendès-France (Grenoble). Coordena o Mestrado em Educação, especialização em Avaliação, tem colaborado com diferentes entidades no âmbito da avaliação e da formação contínua de professores e tem desenvolvido projectos de investigação neste domínio. Possui diversas publicações na área da avaliação em educação.